CURSOS / PALESTRAS / OFICINAS

Relações Interpessoais na Escola: Estratégias e Planejamento

Relações Interpessoais na Escola: Estratégias e Planejamento

As relações interpessoais constituem a base da convivência escolar e influenciam diretamente o clima institucional, os vínculos entre alunos, professores, famílias e equipe, e o próprio processo de ensino-aprendizagem. Neste curso, vamos refletir sobre os desafios das relações no cotidiano da escola, com foco em estratégias de escuta, mediação de conflitos, construção de vínculos saudáveis e planejamento institucional intencional.

A partir de situações reais e estudos de caso, serão apresentadas práticas que favorecem uma cultura de paz, cooperação e pertencimento, além de ferramentas para que educadores e gestores desenvolvam planos de ação coerentes com os valores da escola e as necessidades da comunidade escolar.

 

Encontro 1 – As relações interpessoais e a cultura da escola

  • Compreender o papel das relações interpessoais na construção da cultura escolar.
  • Identificar os desafios atuais da convivência entre alunos, educadores e famílias.
  • Refletir sobre a influência dos vínculos e das emoções no ambiente pedagógico.

Conteúdos:

  • Relações interpessoais como eixo estruturante da experiência escolar
  • Clima escolar e pertencimento: como se constroem (e se rompem) vínculos
  • Comunicação, escuta e reconhecimento no cotidiano educativo
  • Estudo de casos: conflitos entre alunos, famílias e professores

Metodologia:
Exposição dialogada, análise coletiva de situações reais, dinâmicas de reflexão e escuta ativa.

Encontro 2 – Estratégias e planejamento das relações no cotidiano escolar

  • Apresentar estratégias de mediação de conflitos e fortalecimento de vínculos.
  • Discutir o papel da escuta pedagógica, do planejamento institucional e da intencionalidade relacional.
  • Elaborar caminhos para lidar com impasses nas relações sem abrir mão da ética e da autoridade educativa.

Conteúdos:

  • Práticas restaurativas e ações preventivas no cotidiano escolar
  • Planejamento intencional das relações: vínculos, combinados e acordos
  • A mediação pedagógica como estratégia de cuidado e limite
  • Ferramentas para o acompanhamento de relações sensíveis (planos de convivência, registros, devolutivas)

Metodologia:
Troca de experiências, debate orientado, proposta de construção de planos de ação em pequenos grupos.

Atividade complementar 

Formato: Assíncrono | individual (1h)

Proposta:

  • Leitura breve de material indicado (artigo/texto formativo)
  • Registro reflexivo a partir da própria prática (descrição de uma situação vivida e análise)

 

DATA INICIAL

06/10/2025

DATA FINAL

16/10/2025

INVESTIMENTO

380,00

DIA/HORÁRIO

quintas-feiras / 19h às 21h

PÚBLICO-ALVO

Educadores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e interessados

LOCAL

meet -video conferência

Adriana Coan

 

Pedagoga e Mestre em educação PUCSP. Coordena as séries iniciais do ensino fundamental, especificamente 1ºs e 2ºs anos da Escola Projeto Vida. Foi revisora técnica de sequências didáticas de alfabetização do SESI e participou da formação de 8 municípios de Santa Catarina com o instituto AVISALÁ sobre práticas inclusivas.

DESCONTOS ESPECIAIS

PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO

MAIS INFORMAÇÕES

Para receber mais informações envie um e-mail para formacaocontinuada.foco@gmail.com ou ligue (11) 9.9393-3440