CURSOS / PALESTRAS / OFICINAS

Como propor situações de leitura e escrita para estudantes em processo de alfabetização

Como propor situações de escrita para estudantes em processo de alfabetização

O objetivo do curso é propor estratégias de reflexão e ampliação do conhecimento sobre as bases teóricas, práticas e estratégicas que os docentes precisam para qualificar o trabalho nas salas de alfabetização com crianças que cursam os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Escrita: importância e prática

  1. A escrita feita pelo professor: docente escriba. Texto ditado ao professor, qual é o objetivo.
  2. A escrita feita pela criança: hipóteses de escrita, agrupamentos produtivos, planejamento e intervenções. O que é cada tema e como organizar a rotina da sala de alfabetização.



Bibliografia

Luize, Andrea. Infâncias e escritas: produção de texto na escola. Solisluna Editora

Lerner, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Artmed

Pannuti, Daniela. Interações: encontros de leitura e escrita. Editora Blucher

Ferreiro, Emília. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. Cortez Editora

Kaufman, Ana Maria. Escola, leitura e produção de textos. Editora Artes Médicas

Artigo: O construtivismo em aula: ler por si mesmo. Molinari.

 

DATA INICIAL

12/08/2024

DATA FINAL

19/08/2024

INVESTIMENTO

280,00

DIA/HORÁRIO

segundas -feiras / 19h30 às 21h30

PÚBLICO-ALVO

Professores dos Anos Iniciais e interessados

LOCAL

meet -video conferência

Adriana Coan

Pedagoga e Mestre em educação PUCSP. Coordena as séries iniciais do ensino fundamental, especificamente 1ºs e 2ºs anos da Escola Projeto Vida. Foi revisora técnica de sequências didáticas de alfabetização do SESI e participou da formação de 8 municípios de Santa Catarina com o instituto AVISALÁ sobre práticas inclusivas.

DESCONTOS ESPECIAIS

PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO

MAIS INFORMAÇÕES

Para receber mais informações envie um e-mail para marciamaria.foco@gmail.com ou ligue (11) 9.9393-3440