CURSO
A ORTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO ENSINAR?
A ortografia é uma convenção social que foi criada no intuito de garantir a comunicação escrita. Sem dúvida, ela tem uma grande importância na escrita convencional das palavras, mas como será que os alunos, no início da escolaridade, se apropriam desta competência linguística? Como o trabalho com ortografia precisa ser abordado nas turmas iniciais da escolaridade? Quando deve-se iniciar o trabalho com ortografia no Ensino Fundamental I? Deve-se corrigir os erros que os estudantes apresentam? Estes e outros conteúdos que serão trabalhados no curso:
Encontro 1
Encontro 2
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FERREIRO, Emília. Os limites do discurso: pontuação e organização textual. In: FERREIRO, Emília (et.all). Chapeuzinho vermelho aprende a escrever: estudos psicolinguísticos comparativos em três línguas. São Paulo: Ática, p. 123 a 156, 1996.
_________________. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. São Paulo: Cortez, 2013.
CARVALHO, C. S.; BARALDI, M.G. da. Escrita, gramática e ortografia. São Paulo: Ática, v. 1, 1995.
MORAIS, Artur Gomes de. O Aprendizado da Ortografia. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.
_________________. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998.
06/06/2024
13/06/2024
280,00
quintas-feiras / 19h às 21h
Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e interessados
meet -video conferência
Marina Bulbow Gozzi é psicóloga, pedagoga, especialista em Educação Matemática e em Educação Inclusiva e mestre em Educação. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Escola Projeto Vida e atua em assessorias/programas de formação de professores e de coordenadores pedagógicos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática nas redes públicas e particulares de ensino.
PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO
COPYRIGHT © 2019 | FOCO - FORMAÇÃO CONTINUADA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | ELOGOS WEBDESIGNER