Curso
O TRABALHO DE REVISÃO NOS TEXTOS INFANTIS
Aprender a escrever textos, para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,, nem sempre é uma tarefa fácil pois requer do escritor muitos conhecimentos sobre a língua escrita e seus recursos. Mais do que garantir o gênero trabalhado, é necessário que os estuantes escrevam textos com sentido, garantindo a comunicação e o discurso. Assim, para uma escrita “satisfatória”, é necessário um trabalho de reflexão sobre a língua que se escreve, a fim de aprimorar a produção textual e, neste sentido, a revisão textual torna-se um importante e significativo procedimento de escritor. Nesse curso, os participantes terão a possibilidade de refletir sobre as estratégias e possibilidades de revisão textual que podem ser usadas por todos os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Encontro 1
Encontro 2
Encontro 3:
Dias: 18, 25/04 e 02/05, quintas-feiras, online
Investimento: R$ 360,00. Desconto para grupos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FARIA, Érica. A revisão de textos nos livros didáticos: em busca de sentidos. In: Silvia M. Gasparian Colello. (Org.). Textos em contextos Reflexões sobre o ensino da língua escrita. 2 ed. São Paulo: Summus, 2011, v. , p. 163-176.
FARIA, Érica. A revisão textual nos anos iniciais da escolaridade: percursos e procedimentos. Dissertação (Mestrado). USP, Faculdade de Educação, São Paulo, 2011.
FERREIRO, Emília. Os limites do discurso: pontuação e organização textual. In: FERREIRO, Emília (et.all). Chapeuzinho vermelho aprende a escrever: estudos psicolinguísticos comparativos em três línguas. São Paulo: Ática, p. 123 a 156, 1996.
_________________. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. São Paulo: Cortez, 2013.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FERREIRO, Emilia et. al. Chapeuzinho Vermelho aprende a escrever. São Paulo: Ática, 1996.
KAUFMAN, Ana Maria e RODRIGUEZ, Maria Elena. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artmed, 1995.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
LUIZE, Andréa; TAMBELLI, Andréa Dias; PASSOS, Bárbara Francelli. Infâncias e Escritas - Produção de Textos na escola. São Paulo: Solisluna - WFM, 2023.
18/04/2024
02/05/2024
360,00
quintas-feiras / 19h às 21h
Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e interessados
meet -video conferência
Marina Bulbow Gozzi é psicóloga, pedagoga, especialista em Educação Matemática e em Educação Inclusiva e mestre em Educação. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Escola Projeto Vida e atua em assessorias/programas de formação de professores e de coordenadores pedagógicos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática nas redes públicas e particulares de ensino.
PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO
COPYRIGHT © 2019 | FOCO - FORMAÇÃO CONTINUADA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | ELOGOS WEBDESIGNER