CURSOS / PALESTRAS / OFICINAS

O TRABALHO DE REVISÃO NOS TEXTOS INFANTIS

Curso

O TRABALHO DE REVISÃO NOS TEXTOS INFANTIS

Aprender a escrever textos, para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,, nem sempre é uma tarefa fácil pois requer do escritor muitos conhecimentos sobre a língua escrita e seus recursos.  Mais do que garantir o gênero trabalhado, é necessário que os estuantes escrevam textos com sentido, garantindo a comunicação e o discurso. Assim, para uma escrita “satisfatória”, é necessário um trabalho de reflexão sobre a língua que se escreve, a fim de aprimorar a produção textual e, neste sentido, a revisão textual torna-se um importante e significativo procedimento de escritor.  Nesse curso, os participantes  terão a possibilidade de refletir sobre as estratégias e possibilidades de revisão textual que podem ser usadas por todos os estudantes  dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Encontro 1

  •  O papel da revisão e sua importância na ampliação da competência escritora. 
  •  As diferenças entre revisar e corrigir um texto.

Encontro 2

  • As possibilidades de revisão textual.

Encontro 3:

  • Análise e elaboração de situações didáticas envolvendo o trabalho de revisão textual.

Dias: 18, 25/04 e 02/05, quintas-feiras, online

Investimento: R$ 360,00. Desconto para grupos.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

FARIA, Érica. A revisão de textos nos livros didáticos: em busca de sentidos. In: Silvia M. Gasparian Colello. (Org.). Textos em contextos Reflexões sobre o ensino da língua escrita. 2 ed. São Paulo: Summus, 2011, v. , p. 163-176. 

FARIA, Érica. A revisão textual nos anos iniciais da escolaridade: percursos e procedimentos. Dissertação (Mestrado). USP, Faculdade de Educação, São Paulo, 2011.

FERREIRO, Emília. Os limites do discurso: pontuação e organização textual. In: FERREIRO, Emília (et.all). Chapeuzinho vermelho aprende a escrever: estudos psicolinguísticos comparativos em três línguas. São Paulo: Ática, p. 123 a 156, 1996.

_________________. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. São Paulo: Cortez, 2013.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999. 

FERREIRO, Emilia et. al. Chapeuzinho Vermelho aprende a escrever. São Paulo: Ática, 1996.

KAUFMAN, Ana Maria e RODRIGUEZ, Maria Elena. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artmed, 1995.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LUIZE, Andréa; TAMBELLI, Andréa Dias; PASSOS, Bárbara Francelli. Infâncias e Escritas - Produção de Textos na escola. São Paulo: Solisluna - WFM, 2023.

DATA INICIAL

18/04/2024

DATA FINAL

02/05/2024

INVESTIMENTO

360,00

DIA/HORÁRIO

quintas-feiras / 19h às 21h

PÚBLICO-ALVO

Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e interessados

LOCAL

meet -video conferência

Marina Bulbow Gozzi é psicóloga, pedagoga, especialista em Educação Matemática e em Educação Inclusiva e mestre em Educação. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Escola Projeto Vida e atua em assessorias/programas de formação de professores e de coordenadores pedagógicos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática nas redes públicas e particulares de ensino. 

 

DESCONTOS ESPECIAIS

PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO

MAIS INFORMAÇÕES

Para receber mais informações envie um e-mail para marciamaria.foco@gmail.com ou ligue (11) 9.9393-3440