CURSOS / PALESTRAS / OFICINAS

Por que aprendizagem baseada em projetos?

Por que aprendizagem baseada em projetos?

A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é uma metodologia ativa  que se destaca por sua eficácia em promover a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Essa abordagem não apenas incentiva a aquisição de conhecimento, mas também promove habilidades essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e comunicação e está alinhada aos pressupostos da BNCC. Reconhecendo a importância crescente dessa metodologia no contexto educacional contemporâneo. 

 

Objetivos

 

  • Conhecer as diferentes modalidades de projetos e suas diferenças em relação à ABP.
  • Favorecer aos professores a compreender os fundamentos teóricos da aprendizagem baseada em projetos (ABP), fornecendo-lhes uma base para implementar essa metodologia em sua prática pedagógica
  • Fomentar a colaboração e o compartilhamento de experiências entre os participantes, criando uma comunidade de prática que apoie a implementação da ABP, por meio do intercâmbio de ideias, recursos e melhores práticas

 

 

O que você vai aprender:

  • diferentes modelos de projetos
  • o que qualifica um projeto ABP
  • planejamento de projeto ABP
  • a avaliação num projeto ABP
  • Canva como ferramenta de planejamento de projeto ABP.

Cronograma:

1º encontro

  • Conhecendo diferentes formatos de projetos
  • ABP -por que e quais as características 

2º encontro

  • Temas dos projetos: integração e interdisciplinaridade
  • Relação ABP e BNCC - competências e habilidades

3º Encontro

  • Como planejar: o que não pode faltar
  • Avaliação na ABP
  • Canva como ferramenta de planejamento

carga horária: 6 horas  online- via meet

segundas-feiras, dias 18/03- 25/03 e 8/04, das 19h às 21h

público alvo:

  • professores da Educação básica
  • Coordenadores Pedagógicos
  • estudantes de Pedagogia

Investimento: R$ 350,00. Descontos de 10% para grupos. 

Bibliografia

Bender,W N - Aprendizagem baseada em projetos - educação diferenciada para o século XXI. Ed Penso. 2015.

Aprendizagem Baseada em projetos: guia para professores do Ensino Fundamental e Médio- Buck Institute for Education. Artmed.




DATA INICIAL

18/03/2024

DATA FINAL

08/04/2024

INVESTIMENTO

350,00

DIA/HORÁRIO

segundas -feiras / 19h às 21h

PÚBLICO-ALVO

Professores e Coordenadores da Educação Básica e interessados

LOCAL

videoconferencia: meet

Suzana Mesquita Moreira - Pedagoga, Professora do Ensino Fundamental, Atuou em vários projetos de formação de professores e gestores  nas redes públicas e privadas. Atua como Coordenadora Pedagógica na rede privada de SP.Elaboradora de itens de avaliação das provas de Língua Portuguesa do SARESP (Sistema Estadual de Avaliação).  Atua na Coordenação Pedagógica e em grupos de estudo para Coordenadores Pedagógicos. Faz leitura crítica de materiais didáticos. Colaboradora e produtora de materiais para instituições de educação como Cedac e Avisa-la. Fez leitura crítica de livros didáticos para editoras. Ministrou cursos e oficina em evento  de educação em secretarias de educação e congressos para escolas particulare, como a Bet Educar (2017).

DESCONTOS ESPECIAIS

PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO

MAIS INFORMAÇÕES

Para receber mais informações envie um e-mail para marciamaria.foco@gmail.com ou ligue (11) 9.9393-3440