LITERATURA COMO OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (online)
Datas: 24 e 31 de outubro
com Gisele Goller
...“a mudança da sociedade não se faz apenas com denúncias ou com o repúdio moral do racismo: depende, antes de tudo, da tomada de posturas e da adoção de práticas antirracistas” (Silvio Almeida)
Vamos pensar em como as escolhas literárias e a conversa sobre elas são alguns dos caminhos?
24/10
Sobre o direito à educação e à literatura em perspectiva plural.
- Refletir sobre o racismo estrutural como um sistema de opressão que independe da vontade de um indivíduo;
- Refletir sobre infâncias e os impactos do racismo entre as crianças negras e indígenas e as crianças brancas;
- Analisar comparativamente obras literárias para a infância que suscitam estereótipos étnico raciais – o que fazer com obras do passado que suscitam o racismo no presente?
31/10- Sobre a conversação em torno de obras literárias com as crianças
- Compreender a mediação de leitura como a tríade entre a obra, o mediador e o leitor.
- Analisar obras literárias para crianças especialmente, de autorias negras e indígenas, entre outras com perspectivas antirracistas:
__________________________________________________________________
Investimento: 180,00
50% para funcionários PV e NP
126,00 para grupos com mais 5 pessoas
público-alvo: educadores da Ed. Infantil e Fundamental anos iniciais
Horário: 19h às 20h30
24/10/2022
31/10/2022
180,00 integral; 90,00 para funcionários PV e NP e 126,00 para grupos
segundas-feiras / 19h às 20h30
Educadores da Ed. Infantil e anos iniciais do Fundamental
meet
Gisele Goller - Mestre em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua na área da Educação desde 1995 e, especificamente com a formação sistêmica de educadores, desde 2001. Suas investigações recaem sobre práticas pedagógicas da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Colaborou com a elaboração de materiais voltados à políticas públicas como PROFA, Trilhas MEC, Aprender Linguagem, entre outros. Atualmente, compõe a equipe de coordenação do LabEdu, onde coordena o projeto Aprender: dentro e fora da escola, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e a Undime Maranhão, com o apoio da ENEVA e também compõe a equipe da CE CEDAC onde atua como formadora do Projeto Pequenos Leitores, desenvolvido em parceria com a Editora FTD e coordena o Projeto Myra - Juntos pela leitura, desenvolvido em parceria com a FSM.
PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO
COPYRIGHT © 2019 | FOCO - FORMAÇÃO CONTINUADA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | ELOGOS WEBDESIGNER