CURSOS / PALESTRAS / OFICINAS

Diálogos entre a Arte e a Natureza: Relatos de experiência através da Documentação Pedagógica na Educação Infantil

Neste curso de dois dias, abriremos as portas do ateliê de Educação Infantil da Escola Projeto Vida para compartilhar relatos reais de experiências. Vamos nos debruçar sobre o fazer pedagógico diário para compreender como os interesses espontâneos e as pesquisas iniciadas pelas crianças podem ganhar corpo, continuidade e profundidade nas linguagens da arte, em uma parceria com os educadores de referência dos grupos.

Principais eixos do curso:

A escuta das crianças e a coautoria nos processos de aprendizagem: Como observar e mapear as investigações das crianças na sala de referência e nos diversos espaços da escola, fazendo com que suas ideias reverberem em planejamentos e ganhem continuidade por meio das propostas no ateliê.

  • Alimentando as pesquisas: O desenho de propostas baseadas nas linguagens da arte para expandir, nutrir e dar profundidade ao repertório infantil e às suas investigações.
  • Pensamento projetual na prática: O encadeamento de ações e propostas que garantem a continuidade, a conexão e a complexidade dos projetos.
  • A relação entre arte e natureza: Como os elementos naturais e a percepção e descoberta do mundo e seu entorno, podem se manifestar com potência estética e investigativa no cotidiano do ateliê.
  • Documentação pedagógica: A construção do registro que torna visível e revela os processos de aprendizagem, os diálogos entre arte e natureza, as investigações e as teorias das crianças.

 

Continuidade de houver interesse do grupo: uma rede continuada de trocas e consultoria
Sabemos que olhar para a prática do outro serve como espelho para a nossa própria realidade. Por isso, a partir do interesse do grupo, este encontro poderá se desdobrar em um espaço colaborativo de consultoria e troca de ideias. O objetivo é criar momentos de reflexão conjunta para pensar o fazer das documentações pedagógicas, a continuidade das investigações, o desenho de um planejamento participativo que coloque as crianças no centro de suas aprendizagens e as contribuições das linguagens da arte e dos atelieristas nesse processo.
Nesses desdobramentos, exercitaremos o fazer prático da documentação pedagógica e o pensar na continuidade das investigações no tempo real em que estão sendo tecidas pelos participantes. Traremos dicas de como construí-la, estruturá-la e complementá-la, entendendo o registro como uma poderosa ferramenta de reflexão e transformação da nossa própria prática, além de um caminho fundamental para comunicar e tornar visíveis as aprendizagens.

 

 

 

 



 

DATA INICIAL

23/09/2026

DATA FINAL

30/09/2026

INVESTIMENTO

280,00

DIA/HORÁRIO

quartas-feiras / 19h às 21h

PÚBLICO-ALVO

Professores de educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais

LOCAL

meet -video conferência

Jana Fragata é educadora, atelierista e profissional com uma trajetória na interface entre artes e pedagogia. Graduada em Artes Plásticas e Pedagogia pela USP e FCE, atualmente é atelierista na Escola Projeto Vida  e conclui este ano seu mestrado em Arte e Educação pela USP/ECA, com foco no desenho infantil. Investigando o ato de desenhar como uma potente forma de revelação do pensamento, sua pesquisa busca compreender como o desenho apoia as crianças a sofisticar e desenvolver suas próprias ideias enquanto criam.

No campo prático e formativo, acumula experiências em instituições como o Instituto Tomie Ohtake, Sesc Pinheiros e Red Solare Brasil, além de escolas de referência como o Ateliê Carambola e a Casa da Infância. Atuou também nas redes públicas de São Paulo e de São Sebastião, onde trabalhou como professora, consultora e no apoio à coordenação da Educação Infantil. Possui vivência internacional em Portugal e na Espanha nas áreas de pedagogias participativas e direitos da infância, e é autora de materiais didáticos e referenciais curriculares voltados à qualificação da Educação Infantil.

DESCONTOS ESPECIAIS

PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO

MAIS INFORMAÇÕES

Para receber mais informações envie um e-mail para formacaocontinuada.foco@gmail.com ou ligue (11) 9.9393-3440